1. Data do Documento
    07/06/2021
  2. Autores
  3. Documento original
  4. Ementa
    .

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÂNDIA-MS

 

REQUERIMENTO Nº 133/2021

 

Vereadora Maria Jovelina da Silva, exercendo seu mandato na Câmara Municipal de Brasilândia, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e em especial o Artigo 181, do Regimento Interno desta Casa de Leis, requer o que segue:

 

Considerando a preocupação deste Legislativo Municipal, em atender os anseios da nossa população, principalmente aquelas famílias que tiveram a perca de seus entes queridos pela pandemia;

Considerando que após mais de um ano do primeiro caso no mundo e também no Brasil, temos no país cerca de 300 mil mortes causadas pela COVID-19 e mais de 12 milhões de casos. No mundo, são mais de 2,7 milhões de mortes e mais de 124 milhões de casos até março de 2021.

Considerando que até o momento, segundo dados do Boletim Epidemiológico do CONVID 19 de 04 de junho de 2021, apresentado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, Brasilândia tem 2.094 casos notificados sendo deste total, 975 descartados, 1.105 confirmados e 14 pessoas aguardam o resultado do exame laboratorial. Dos que estão confirmados, 975 estão curados, 111 seguem em tratamento. Dos que estão em tratamento, 08 pessoas estão na enfermaria de Brasilândia e 02 pessoa na UTI. Havendo 19 óbitos registrados.

 

Considerando que foram 19 óbitos registrado em nossa cidade, dezenove pessoas que deixaram suas esposas, maridos, filhos, netos, e demais familiares. Percas lamentáveis, que nunca saíram da nossa mente e dos nossos corações;

 

Diante destas fatalidades, como forma de guardar a memória e prestar homenagem às vítimas mortas pela COVID-19, necessário se faz, que o Executivo Municipal providencie a criação de um Memorial ornamentado, que terá uma espécie de arte, homenageando as vítimas e simbolizando o enfrentamento da pandemia. Também trará os nomes das vítimas homenageadas, sua foto, data de nascimento e óbito, além de contar com um paisagismo;

Considerando que este memorial eternizará aqueles entes queridos que perderam suas vidas lutando contra esta pandemia, proporcionando aos familiares, amigos e munícipes em geral, um local de homenagem.

Além disso, o memorial é uma forma de conscientizar a população da importância de atender os protocolos sanitários em casos de pandemia, uma vez que o vírus do coronavírus é extremamente mortal.

 

Diante do exposto, esta vereadora requer o que segue:

 

 REQUER- SE, a V.Exª., após aprovação do douto plenário desta Casa de Leis, em conformidade com o Parágrafo 1º do Artigo 185 do Regimento Interno dessa Câmara Municipal, o encaminhamento deste ao Executivo Municipal para que providencie a  criação  de  um  Memorial  Ornamentado,  como  forma  de guardar  a  memória  e  prestar  homenagem  às vítimas mortas pela COVID-19 em nosso município.  

 

Termos em que pede Deferimento.

Sala das Sessões,

Brasilândia-MS;  07 de junho de 2021

 

 

Maria Jovelina da Silva

Vereadora